Cidade Integrada: Sesc RJ leva tratamentos odontológicos a Manguinhos e Jacarezinho

ter, 15/02/2022 - 16:40h - Capital

Compartilhar:

Unidade Móvel OdontoSesc realizará os atendimentos em frente à Biblioteca Parque de Manguinhos pelos próximos dois meses.  Iniciativa é fruto de protocolo de intenções firmado entre Governo do Estado e Sistema Fecomércio RJ.

RIO DE JANEIRO – Na esteira das ações promovidas pelo programa Cidade Integrada, do Governo do Estado, o Sesc RJ realiza nesta sexta-feira (18/2) a distribuição de senhas e as inscrições para os atendimentos na Unidade Móvel OdontoSesc instalada em frente à Biblioteca Parque de Manguinhos (Avenida Dom Hélder Câmara, 1184). O veículo ficará estacionado no local pelos próximos dois meses oferecendo tratamentos odontológicos gratuitos à população das comunidades de Manguinhos e Jacarezinho, além de atividades educativas e de promoção em saúde.

Os atendimentos iniciam na segunda-feira (21/2), com funcionamento em dias úteis das 7h30 às 16h30. Serão ofertadas 320 vagas para tratamento odontológico, sendo as 160 primeiras para agendamento imediato e as 160 restantes para fila de espera, sendo agendadas tão logo ocorram as primeiras altas clínicas. As senhas serão distribuídas por ordem de chegada (1 por pessoa), e o tratamento contempla qualquer pessoa a partir de 5 anos de idade. Para se inscrever, o interessado deve estar portando RG e CPF. Em caso de menores, além dos documentos do responsável legal, é necessário um documento da criança.

Estado do RJ tem 6 unidades OdontoSesc

As unidades móveis OdontoSesc são veículos de 14 metros de comprimento, 2,5 de largura e 4,5 de altura equipados para a realização de tratamentos odontológicos de atenção básica, como restauração, extração simples, raspagem, profilaxia, fluorterapia, radiografia, além de atividades educativas e de promoção em saúde. O projeto, existente em todo Brasil, vai a regiões carentes, remotas ou com escassez da oferta desse serviço. O estado do Rio responde por 6 unidades móveis de uma frota de 59 em todo o país.

Paralisado por conta da pandemia, o serviço no Rio voltou às ruas em 20 de setembro do ano passado. Desde então, já passou por outros quatro municípios da Região Metropolitana (Japeri, Queimados, Itaboraí e Guapimirim) e um do interior (Vassouras), no Sul Fluminense. As unidades móveis ficam 2 meses em cada localidade, contando com o apoio das prefeituras e dos sindicatos varejistas locais.

Cursos de Gastronomia e Tecnologia do Senac RJ

Ainda no escopo do programa Cidade Integrada, iniciaram nesta terça-feira (15/2) os cursos gratuitos nas Escolas Móveis Senac RJ, também estacionadas em frente à Biblioteca Parque de Manguinhos. Na unidade de Gastronomia, estão sendo oferecidos cursos de Salgados para festas, Bases de confeitaria, Preparo de pães tradicionais, Doces para festas, Cozinha Descomplicada para o Dia a Dia e Workshop de risotos. Já na unidade de Tecnologia, os cursos são Excel, Excel Avançado, Criação de e-commerce e Aprendendo a criar games.

Mostra literárias sobre Millôr Fernandes e Paulo Leminski

Assim como no dia 12/2, neste sábado (19/2) o Sesc RJ realiza novamente as mostras literárias sobre o jornalista, escritor, chargista e poeta Millôr Fernandes e o escritor, poeta, crítico literário, tradutor e professor Paulo Leminski. A mostra sobre Millôr é composta por hai-kais (pequenos poemas) e ilustrações do próprio autor, que utiliza sátira e ironia como condutores de suas obras. Já os poemas de Leminski serão retratados pelo ilustrador, artista plástico e músico Fábio Dudas. O trabalho em pintura é baseado na figuração da realidade e ficção, nas memórias de infância, interpretação do cotidiano e imaginação. A exibição acontece em frente à Biblioteca Parque de Manguinhos das 9h às 16h, contando com mediação da equipe da unidade móvel BiblioSesc.

Protocolo de intenções com o Governo do Estado

As ações realizadas em Manguinhos pelos braços de qualidade de vida (Sesc) e de capacitação profissional (Senac) do Sistema Fecomércio RJ são resultado de um protocolo de intenções firmado no início do mês entre a entidade e o Governo do Estado. O documento, assinado pelo presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, e o governador Cláudio Castro, estabelece o apoio de Sesc RJ e Senac RJ ao Cidade Integrada. O programa do executivo estadual visa a levar, além de segurança, diversos serviços a moradores de comunidades.

SERVIÇO

Unidade Móvel OdontoSesc em Manguinhos – Programa Cidade Integrada

  • Em frente à Biblioteca Parque de Manguinhos (Avenida Dom Hélder Câmara, 1184)
  • Tratamento de Atenção Básica (restauração, extração simples, raspagem, profilaxia, radiografia e atividades de educação em saúde)
  • Distribuição de senhas: 18/02/2022 – a partir das 9h (1 por pessoa)
  • Inscrições: apenas dia 18/02/2022
  • Início dos atendimentos: 21/02/2022
  • Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira: das 7h30 às 16h30

Você pode gostar de ver também